domingo, 30 de outubro de 2011

Geoengenharia: Irresponsáveis Pesquisadores Britânicos Testam Vulcão Artificial para Impedir o Aquecimento Global





Apesar da pseudo-ciência do aquecimento global ser descreditada a cada dia que passa,  cientistas estão se preparando para um teste de campo de um "vulcão artificial", e cujas pretenções são para eventualmente levar a gigantescos programas de geoengenharia, que irá injetar partículas de enxofre em altitudes elevadas da atmosfera, uma processo que outros cientistas já alertaram que provocarão secas generalizadas e outras consequências drásticas.

"No próximo mês, pesquisadores do Reino Unido começarão a bombear água a quase um quilômetro na atmosfera, por meio de uma mangueira suspensa",

"O experimento, chamado de SPICE, é o primeiro grande teste de um sistema de tubulação que poderia um dia jogar partículas de sulfato na estratosfera a uma altitude de 20 km, apoiados por um balão de hidrogênio do tamanho de um estádio. O objetivo é fazer a "geoengenharia", ou a "deliberada manipulação do ambiente planetário em larga escala", nas palavras da Royal Society de Londres, que fornece aconselhamento científico aos decisores políticos. Neste caso, os pesquisadores estão tentando re-criar os efeitos de erupções vulcânicas para artificialmente esfriar a Terra".



Experimentos semelhantes à proposta de Caldeira já estão sendo realizados por cientistas apoiados pelo governo dos EUA, como os do laboratório Nacional Savannah River, do Departamento de Energia dos EUA (DOE), em Aiken, Carolina do Sul, que em 2009 começou a realizar estudos que envolveram atirar para a estratosfera enormes quantidades de partículas em suspensão, neste caso de "microesferas de vidro com paredes porosas".

O projeto está intimamente ligada a uma idéia do prêmio Nobel Paul Crutzen, que propôs o envio de aviões 747 para despejar grandes quantidades de partículas de enxofre nas porções mais externas da estratosfera, para resfriar a atmosfera.

Tais programas apenas arranham a superfície do que é provável que seja um gigantesco e abrangente projeto com um orçamento clandestino para geo-engenharia do planeta, com pouca ou nenhuma atenção para as conseqüências ambientais desconhecidas que isto poderia gerar.

Os efeitos na saúde ao bombardear os céus com dióxido de enxofre por si só são suficientes para levantar sérias questões sobre se tais programas deveriam ser autorizados a prosseguir.

Os seguintes efeitos a saúde estão ligados à exposição ao enxofre:

- Efeitos neurológicos e alterações comportamentais
- Perturbação da circulação sanguínea
- Danos ao coração
- Efeitos sobre os olhos e a visão
- Falhas reprodutivas
- Danos ao sistema imunológico
- Desordem gastrointestinal
- Danos às funções hepática e renal
- Defeitos de Audição
- Distúrbio do metabolismo hormonal
- Efeitos dermatológicos
- Embolia pulmonar e Suffocation